Blog

Sucessão Empresarial: propósito e riqueza

Você já pensou em como será ou como está sendo a sucessão da sua empresa? Entender todos os aspectos envolvidos, preparar o sucessor, o sucedido e a equipe é fundamental para o processo ser conduzido com maior tranquilidade. A Serra Gaúcha foi o cartão postal escolhido para o oitavo módulo do MBA Gestão, Excelência e Prosperidade que aconteceu nos últimos dias 15 e 16 de fevereiro de 2019.

Para falar sobre Sucessão Empresarial nos seus 4 principais aspectos – sucessão de pátria, sucessão executiva, sucessão familiar e sucessão de legado – um time incrível de professores foi convidado para dividir com os alunos suas experiências práticas no assunto, dando suporte a um dos pilares da nossa metodologia: aprender pelo fazer e sentir. Os objetivos do módulo foram compreender os princípios da sucessão empresarial que conduzem à sustentabilidade empresarial, saber distinguir emoções e relações familiares das decisões empresariais, conhecer os fundamentos jurídicos da sucessão empresarial e patrimonial, desenvolver a visão da sucessão empresarial na perspectiva da empresa, do sucessor e do sucedido e a atenção às mudanças que contemplam o futuro digital, sabendo proteger-se e administrar informações e conhecimentos.

No primeiro dia os alunos tiveram a oportunidade e a satisfação de conhecer a empresa e o case de sucessão da empresa Tramontina, na unidade Tramontina Cutelaria em Carlos Barbosa, em uma visita pela área produtiva e conversa com gestores. Pela tarde, foi a vez dos alunos serem recebidos na empresa Meber na cidade de Bento Gonçalves, onde puderam conhecer e analisar outro case de sucessão empresarial.

No segundo dia a recepção foi feita por um time de professores experts em sucessão em um dos mais renomados escritórios de advocacia do Brasil, a Dupont Spiller Advogados. Com a condução de Alessandro Spiller, Ricardo Abel Guarnieri, Luiz Antônio Oselame, Sérgio Peruffo Jr. e Carlos Otaviano, os alunos puderam conhecer com profundidade como é o processo sucessório baseado em diversos exemplos vividos na prática por eles. Ao final do dia, para fechar com chave de ouro, mais experiências: visita aos parreirais e à Vinícola Don Laurindo, no Vale dos Vinhedos, conduzidas pelo proprietário Ademir Brandelli. Os alunos puderam degustar uvas e vinhos, além de conhecer a história da empresa e como seu processo sucessório foi e está sendo feito.

Com isso tudo só podemos chegar a uma conclusão: cada módulo é realmente rico, encantador e imperdível. E já está quase formada a nova turma do MBA, mas ainda dá tempo de você tirar as suas dúvidas e se inscrever, podemos garantir que as experiências são incríveis! Nosso e-mail é [email protected], ficaremos felizes em receber seu contato.

Compartilhar :

Recentes

Categorias