
A Sonata Brasil se uniu ao Sebrae-RS para desenvolver um programa 100% voltado para você que é mulher e empreendedora.
Nosso objetivo é despertar todo o seu potencial feminino para os negócios. Respeitando sua história, seu contexto, suas habilidades e, principalmente, a sua essência feminina.
Juntas iremos traçar o caminho de autogestão, autoconhecimento e autoestima, combinando o jeito feminino de fazer negócios com leveza e fluidez no dia a dia da vida pessoal e maternidade.
A Trilha da Mulher Empreendedora é uma formação completa e integrativa para você e seu negócio
Um programa 100% voltado para a mulher empreendedora que tem como principal objetivo guiá-las pelo caminho dos negócios sem cair nas armadilhas da masculinização ainda muito enraizado nos ambientes profissionais.
Descubra o seu perfil comportamental e saiba como suas características impactam na sua empresa. Ganhe um plano de ações para se desenvolver pessoal, profissionalmente e obter excelentes resultados.
Receba orientações de profissionais especializados e fortaleça o seu negócio com acompanhamento personalizado e sob medida na implantação de soluções inovadoras para os problemas e desafios enfrentados na sua empresa.
Acesso completo ao curso "O jeito feminino de Fazer Negócios" da Sonata Brasil que une os conhecimentos necessários de gestão e empreendedorismo com as demais dimensões que compõem o estilo de vida de uma mulher líder.
Evento de conexão, integração e geração de negócios entre as participantes, estabelecendo parcerias, networking, trocas de experiências e fortalecer a conexão entre a tribo.
Somos uma Escola focada em ativar o potencial
empreendedor e o jeito feminino de fazer negócios
Neste encontro vamos entender o que é, na prática, o Capitalismo consciente. Para aplicar ideias interessantes a empreendedora precisa compreender quais são as ações e os critérios de tomada de decisões que tornam empresas humanizadas.
Vamos entrar no papel social dos negócios femininos, no resgate da ética de trabalho que nosso tempo demanda.
Este encontro introduzirá o conceito “Small is beautiful” – que demonstra a força e a beleza dos pequenos negócios.
Vamos juntas entender que desenvolvimento sustentável e ESG são temas com os quais mulheres tem ampla familiaridade, muito antes do surgimento das expressões.
E, com isso, demonstrar o jeito feminino que guia as empreendedoras com melhores resultados: lucro como meio, propósito e impacto como fim.
Estudaremos juntas cases globais de empresas que geram resultado neste novo paradigma.
Uma empresa não é apenas um CNPJ. Uma empresa é uma personalidade.
Cada pessoa – jurídica ou física – tem sua missão e propósito para além do material. Neste módulo vamos compreender a empresa como extensão da mentalidade da empreendedora.
Este é um encontro profundo que leva a compreensão das dimensões consciente e inconsciente de cada negócio. Uma aula que traz luz ao papel da empresa como meio de liberdade e realização de sua gestora.
Entramos aqui nos fundamentos de uma visão holística sobre prosperidade e conexão direta entre identidade pessoal e empresarial.
Em nosso terceiro módulo entramos na prática do jeito feminino de fazer negócios. Vamos compreender as habilidades que diferenciam a atuação de mulheres em cargos de gestão.
A partir de estudo de casos vamos traçar paralelos com a realidade das empreendedoras presentes e reforçar as competências que podem as diferenciar cada vez mais em seus mercados.
Começamos aqui nossa jornada em direção à compreensão ampla do feminino como força da vida, presente em todo ser humano.
O jeito feminino de fazer negócios é integrativo. Troca “ou” por “e”. Mãe e empreendedora. Bem sucedida na carreira e na vida pessoal.
Para abrir mão do velho modelo “ou” é preciso compreender o equilíbrio entre as energias masculina e feminina nos negócios e na vida.
Neste encontro entramos no conceito da dualidade presente na base de tudo que prospera – dia e noite, expansão e retração, masculino e feminino.
Compreender como operam as energias feminina e masculina em ordem e desordem é estratégico para tomada de decisões e gestão das próprias emoções.
A metáfora da jornada da heroína faz a ponte entre os conceitos e o dia a dia de uma empreendedora.
Os relacionamentos estão na essência da vida. O humano é um ser social e prospera na troca. No entanto, os critérios para escolha de sócios não são ensinados com clareza e objetividade.
Neste encontro vamos entender como tomar decisões e construir relações societárias saudáveis. É a aula para entender: Quando ter sócios? Quais são e como se dão os contratos informais? E nos contratos formais – quais são as armadilhas?
Entramos aqui também nas leis sistêmicas que regem e equilibram as relações societárias.
Ainda na linha de compreensão profunda do equilíbrio das relações, da autogestão e autoconhecimento da empreendedora, entramos aqui nos critérios de seleção de colaboradores.
O modo velho de selecionar pessoas não atende as demandas de nosso tempo. Vamos mergulhar no papel da liderança como educadora e na mentalidade de colaborador como sócio.
Este é ainda o encontro para entender o que, de fato, motiva as melhores pessoas. Afinal, motivação e autorrealização caminham juntas.
Há um contínuo entre a pessoa física da empreendedora e a pessoa jurídica do negócio. Neste encontro vamos explorar o impacto da rede de relacionamentos na prosperidade de um empreendimento.
Há uma ética e uma estética no cultivo das relações duradouras e de ganha-ganha. Vamos compreender a visão filosófica da amizade e os norteadores de vínculos que sustentam negócios saudáveis.
Esta é a aula para compreender como cultivar redes de relacionamentos na era da modernidade líquida.
Esta não é mais uma aula sobre comunicação não violenta, nem sobre estratégias de oratória. É a hora de entender como se dá a comunicação não dita, a comunicação inconsciente dentro de um ambiente empresarial.
Vamos muito além da linguagem corporal para chegar na raiz das culturas empresariais mais vencedoras. Um encontro que aborda a importância da escuta dos Stakeholders e a comunicação autêntica como reforço do negócio.
Pode parecer complexo, mas não é. A essência do encontro é justamente se manter fiel à simplicidade, emoção e conexão.
Você também está cansada de tantas fórmulas mágicas para vendas online, algoritmos e promessas de sucesso relâmpago?
Este encontro retoma o ponto essencial do marketing que funciona: verdade, coerência e
constância são o coração do jeito feminino de fazer negócios.
Para além da necessária presença digital, a experiência do cliente, a sensibilidade e escuta que geram a real humanização do atendimento são as verdadeiras “galinhas dos ovos de ouro” de qualquer negócio.
Vamos entender o passo a passo do marketing autêntico e sustentável.
Propósito: esta expressão essencial à realização humana virou moda e fonte de ansiedade para muitas empreendedoras. Qual é o meu propósito? Será que não tenho um? Para sair do labirinto é preciso entender a visão filosófica do que é propósito.
Este é o primeiro passo para, de fato, enxergar não apenas o propósito pessoal, mas também a conexão dele com o propósito empresarial.
Este é um encontro mão na massa, com ferramentas práticas para identificação de propósito empresarial. Vamos ainda estudar cases de negócios femininos com propósito.
Neste encontro vamos entender o que está na raiz da cultura de uma empresa. A partir da compreensão do que é o propósito do negócio, podemos acessar a dimensão espiritual (em sentido filosófico laico) de cada negócio.
Neste encontro temos as ferramentas para identificar os valores espirituais do negócio. Esta consciência do ‘para que existe’ e ‘com qual legado contribui’ está na essência da cultura de negócios femininos mais prósperos e autênticos.
Este é o encontro para entender a cultura como norteadora na tomada de decisões.
Na reta final de nossa jornada juntas, um encontro de planejamento estratégico genuinamente feminino. Vamos entender como cada empreendedora precisa formalizar e acreditar no sonho grande.
Entraremos no ‘como’ trazer o time junto e acessar a leveza no dia a dia a partir de critérios claros de planejamento e execução.
Hora de conectar criatividade, intuição e flexibilidade na definição de novos rumos.
Guardamos para o final uma aula de tirar os véus e ampliar a consciência das empreendedoras sobre sabotadores que limitam os resultados de negócios femininos há muitas gerações.
Vamos estudar a conexão entre as relações mais íntimas de uma empreendedora e os resultados de seu negócio. As raízes vem de sabotadores do inconsciente coletivo feminino.
Um encontro para entender que não precisamos repetir o modelo de nossas antepassadas e para ter clareza sobre como são as estruturas de relações íntimas prósperas e equilibradas.
Construí uma carreira próspera no jornalismo com a mesma alegria da menina que fazia ‘reportagem’ nas viagens em família. Foram 20 anos como repórter, apresentadora de telejornais e de programas de entretenimento. Mas comunicar nunca foi uma paixão isolada.
O propósito de educar, desde as aulas de inglês na adolescência, me chama. Busquei o título, a credencial social, de Mestre em Ciência da Informação. Mas o ‘molho secreto’ de tudo que faço está na coerência entre o que vivo e ensino.
Na compreensão de quem sou e das minhas próprias emoções. E multiplicar esta entrega para mais mulheres é parte importante do legado que quero construir. Quando uma pessoa se apequena, se limita, o mundo todo perde. Ninguém ganha quando alguém se coloca abaixo do próprio potencial.
Tenho convicção que a saída é sempre pra dentro. Portanto, te convido ao mergulho em si, com a gente.
Apaixonada pelo universo da gestão desde a infância, desenvolvi meus estudos em Administração da graduação ao doutorado, perpassando pelas principais Business Schools do mundo.
Além da trajetória acadêmica, possuo experiência de 2 décadas como gestora de negócios em diversos ramos – moda, educação, consultoria, construção civil, arte e cultura – deixando um legado próspero por todas empresas que passei.
Em 2017 fiquei entre as finalistas do prêmio Sebrae Mulher Empreendedora do RS. Aprendi na prática o jeito feminino de fazer negócios, gerando riqueza a partir da confiança em mim mesma e na minha intuição, gerando impacto positivo em milhares de vidas.
O mundo precisa de mulheres que resgatem o feminino na humanidade. E essa é minha missão.
Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.
As soluções desenvolvidas pelo SEBRAE atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.
O SEBRAE é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, com ferramentas e programas para desenvolver e alavancar os pequenos negócios com mais agilidade e assertividade. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.