4 minutos de leituraSeis razões que colocam seu negócio em risco (e como investir em Educação Transformadora pode virar o jogo)

Você já se arrepiou ao ouvir uma orquestra? Quando os músicos começam a tocar, sentimos a sintonia entre eles e muitas vezes nos emocionamos, não é mesmo? Quando assistimos a uma equipe esportiva vencer, damos crédito ao técnico e aos jogadores que, conectados, chegaram à conquista. Em ambos os casos, há um time que joga unido e vence unido. 

Empresas também são formadas por líderes e equipes que, trabalhando juntos, fazem o negócio acontecer. Por que, então, boa parte delas não toca em harmonia ou não vence o jogo? Porque nesses casos não existe, verdadeiramente, um time. 

Há muitos anos a Sonata Leadership Academy trabalha com gestores de negócios, mergulhando em suas histórias, entendendo seus propósitos, enxergando seus problemas e descobrindo onde está a raiz da ausência de resultados. Cada caso tem suas particularidades, é claro, mas existe um equívoco muito frequente: as lideranças não se comunicam e, por consequência, há esforços em diferentes direções, e não um time coeso.

Percebemos pelos menos seis razões pelas quais as lideranças fracassam em seus esforços de comunicação:

  • Falta de visão sistêmica da empresa: cada indivíduo defende apenas a sua área;
  • Ego: falta de interesse nos colegas por cada um entender que já sabe tudo sobre os outros e suas áreas;
  • Ausência de autoconhecimento: falta de entendimento sobre quais são as próprias forças e em que aspectos a equipe pode ser complementar;
  • Ausência de conhecimento sobre o ser humano: a educação no mundo ainda prioriza as formações técnicas, mas não ensina como lidar com o humano e estabelecer relações de ganho mútuo;
  • Crenças limitantes adquiridas nos primeiros anos de vida: muitos dos limites que recebemos na infância são transpostos para a fase adulta e freiam os negócios; 
  • Rotina: o piloto automático do dia a dia dificulta novas conexões e faz com que pessoas sejam vistas como “crachás”.

Muitas empresas com capacidade de prosperar não alcançam resultados por desarmonia na gestão. A boa notícia é que o método Sonata de Team Building, ou construção de times, no bom português, opera transformações profundas e muito efetivas. Como? Convidando aos gestores de uma mesma empresa a saírem da sua zona de conforto e a se conectarem como um verdadeiro time, em uma experiência transformadora: nosso MBA em Gestão, Humanismo e Empreendedorismo, já em sua terceira edição.

O programa funciona assim:

  • Durante um final de semana por mês, os gestores e líderes da empresa embarcam com a Sonata e com outros profissionais, das mais diversas áreas, em uma viagem de estudos;
  • Cada módulo proporciona aulas com empresários e conexões entre pessoas de altíssimo nível. O programa é itinerante, passando por Porto Alegre, Serra Gaúcha, Florianópolis, São Paulo e Florença, na Itália.
  • As aulas aliam teoria à prática em ambientes totalmente diferenciados, como a bordo de uma escuna, em meio a videiras que atravessam gerações, em um passeio histórico…. 

Chamamos esse processo de Educação Transformadora, que traduz os conceitos da nova educação e do ensino que prepara pessoas para o futuro: aprender pelo fazer com o máximo de liberdade e o mínimo de burocracia e rigidez. Por essa razão, o MBA da Sonata é livre, sem a necessidade de um TCC, de provas ou de trabalhos escritos. 

Como o MBA Sonata acaba com os sabotadores de Team Building?

  • Confiança se constrói no convívio.  Preferencialmente fora do ambiente do dia a dia.  Sair dos desafios do dia a dia e ter experiências profundas juntos constrói pontes sobre abismos em relacionamentos.  
  • O convívio com gestores de outras áreas e de outros negócios amplia repertório e traz novas perspectivas para o negócio. 
  • Pelas viagens! Falamos por experiência: já vimos pessoas de uma mesma empresa, que não se falavam antes do curso, tornarem-se amigos ao longo do programa. Isso porque as viagens nos tiram de nossa zona de conforto e criam oportunidades de nos mostrarmos para além do crachá. 
  • Cada estudo de caso deixa mais claro os diferentes caminhos possíveis para construção de time.
  • Pelo aprendizado com professores que, sem exceção, têm a experiência de quem sabe fazer negócios e gerar resultados. Não são teóricos, são pessoas que põem a mão na massa e sabem como fazer ideias se transformarem em prosperidade.

O Team Building com o MBA Sonata traz transformação positiva, riqueza para os negócios e para vida de cada um. Quem participa, torna-se um humano melhor e desenvolve habilidades para a vida. A empresa que escolhe um programa como este para fazer Team Building gasta menos, ousa mais e tem resultados incomparáveis com o que poderia ser alcançado em qualquer treinamento. 

Escreva para contato@sonatabrasil.com.br e entenda como podemos ser úteis para sua empresa tocar em harmonia e vencer o jogo.

No Comments

Post A Comment