2 minutos de leituraRetenção de Talentos

4 dicas para reduzir turnover e reter talentos nas empresas:

 

  • Reconhecer e elogiar

É muito importante para o colaborador a sua relação com a liderança imediata e como ele se sente reconhecido. Pesquisas indicam que o 1º motivo pelo qual as pessoas ficam nas empresas é ‘reconhecimento’, enquanto o salário é o 4º. O ser humano é um ser social, todos nós queremos fazer parte, é algo até ancestral, queremos pertencer a um grupo onde sejamos reconhecidos.

Desde a infância, quando somos crianças, buscamos o reconhecimento dos pais; no ambiente de trabalho isso tende a permanecer, e buscamos o reconhecimento do nível superior. Isso faz parte da essência humana, consciente ou não.

 

  • Deixar claro o caminho da ascensão na carreira

O que move as pessoas são seus sonhos! Quando a empresa deixa claro o caminho que o colaborador pode fazer para atingir esses sonhos, isso ajuda ele a se motivar e a seguir na empresa. Mas é importante deixar explícito o passo a passo.

 

  • Investir nas pessoas

A 17ª edição da pesquisa Carreira dos sonhos traz que quanto mais uma empresa investe na formação dos seus colaboradores, mais eles se motivam e ficam nos seus trabalhos. Quanto mais trazemos educação para dentro da empresa, seja formal (educação corporativa) ou o próprio líder formando seus liderados, mais os talentos se engajam. É da essência humana querer evoluir.

 

  • Dedicar-se ao processo de contratação

Muitas vezes os colaboradores não ficam na empresa porque simplesmente não é o lugar deles. O processo de Recrutamento & Seleção é uma via de mão dupla: a empresa quer a pessoa certa e a pessoa quer entrar para o lugar (empresa) certo. E o importante é dar fit cultural: quanto mais os gestores estiverem de alguma forma envolvidos, mais eficiente será o processo. O processo de seleção é o funil, é a porta de entrada dos talentos na empresa.

Mas sabe quando temos que reter talentos? Quando faz sentido para os dois lados. Muitas vezes os líderes fazem esforços homéricos para reter talentos, mas tudo na vida tem ciclos. O líder tem que perceber o ciclo dos talentos do seu time e a relação só faz sentido se está fazendo bem para ambas as partes!

No Comments

Post A Comment