4 minutos de leituraMATRIX e a Jornada do herói

A narrativa do filme Matrix é baseada nas 12 etapas da Jornada do Herói, teoria formalizada por Joseph Campbell, de um caminhar individual que tem por objetivo o encontro consigo mesmo, possibilitando o despertar de um estado de sonolência onde predomina o vazio existencial e a falta de sentido na vida.

Em um dos primeiros encontros Neo escuta de Morpheus a seguinte afirmação:  “Você está aqui porque sente que há algo de errado com o mundo e esse sentimento te trouxe até mim.”

Isso nos remete à reconexão que temos com nossa natureza humana quando nos permitimos sentir. Isso também é uma das coisas que nos diferencia das máquinas, o que nos diferencia no sistema.

Porém, quando operamos apenas no “piloto automático” e nos mantemos anestesiados, nos assemelhando às máquinas, perdemos nossa sensibilidade e ficamos suscetíveis apenas aos comandos do sistema.

Mas o que pode nos despertar e nos fazer mover?

A curiosidade e as inquietações trazidas pelas perguntas podem nos impulsionar, nos fazendo ir adiante, ir além.

Por outro lado, as certezas nos bloqueiam, nos paralisam, nos mantém em uma pseudo zona de conforto onde o grande potencial da vida humana fica restrito a uma vida formatada.

A beleza da vida está na liberdade que temos de escolher. E quanto mais nos movermos em direção ao próprio propósito, mais despertos da Matrix estaremos.

A relação Humano x Máquina

A maior parte dessas pessoas fazem parte do sistema, não estão prontas para acordar e muitos estão inertes. Tão dependentes do sistema que vão lutar para protegê-lo

A história do filme Matrix conta que quase 200 anos depois do nascimento da Inteligência Artificial, o humano entendeu que tinha “criado um monstro” e tentou então, anular toda essa Inteligência através da eliminação das várias fontes de energia que as mantinha.

As máquinas então entenderam que o Humano possuía muitas formas de energia: física, psíquica, emocional, vital, possíveis de serem utilizadas por elas e começou a desenvolver formas de escravizá-los.

O humano ligado no Matrix, no molde, está ligado a uma prisão que muitas vezes é mental, ligada a uma forma fixa de pensar e de agir.

A energia humana é uma força geradora de vida. Aprender a direcioná-la nos devolve autonomia. O que nos mantém, de fato, vivos é nos reconectarmos com o nosso interior, fazendo reflexões profundas, capazes de ampliar nossa criatividade e exercer a própria singularidade.

O papel do feminino

Qual o papel do feminino nesse despertar?

O feminino dentro de cada um aciona a intuição, a força cuidadora e amorosa. A cura interior passa por equilibrar as duas forças, feminina e masculina.

O Oráculo, que tem todas as respostas, é personificado no filme pela imagem de uma mulher que se encontra dentro do sistema, mas consegue enxergar muito além dele.

Isso nos apresenta pistas de que “as respostas estão dentro e não fora”. Paradoxalmente a saída se monstra a partir de dentro.

Os caminhos não são únicos assim como não existem caminhos certos ou errados. Os guias, os mentores não determinam a direção, não apresentam fórmulas prontas, mas ajudam cada um a encontrar o próprio caminho.

Não são as respostas e sim as perguntas que nos despertam e nos estimulam a sairmos da nossa “zona de conforto”, cada um foi escolhido para a própria missão, para o próprio caminho de autorrealização.

Como?

Quando sabemos e sentimos internamente, não temos dúvida de que estamos no caminho. Não aguarde que alguém te diga pois não são as “vozes externas” que te mostrarão para onde você deve ir.

No despertar para a jornada do herói, o amor é fundamental. O amor de Trinity por Neo é a ponte para que ele entenda o seu valor e se reconheça em sua missão.

Por falar em Jornada, você já parou para pensar em que momento da vida você está? Se está satisfeito com a vida que vem construindo?

Como está a construção da sua jornada do herói?

 

A Sonata Brasil tem a premissa de que líderes e empreendedores encontrem a sua essência para transformarem o seu mundo. Com programas que auxiliam na construção dessa jornada que é baseada no desenvolvimento integral do ser humano.

Para saber mais sobre nossos programas, convidamos você a nos acompanhar:

sonata_cast_carreiraPelo LinkedIn: sonata-brasil, soraiaschutel, nataliaescoladevoce

Pelo Instagram: @sonatabrasiloficial, @soraiaschuteloficial , @natalialeiteoficial

Escute nosso Podcast: Sonata Cast

Participe dos encontros do CineIn: Grupo fechado no Telegram

No Comments

Post A Comment