2 minutos de leituraA importância do autoconhecimento na área de TI

Trabalhar com tecnologia pode parecer algo muito “técnico” e distante de qualquer conhecimento humanista. Mas saiba que um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento de um líder de sucesso que atua com tecnologia é o autoconhecimento. Aliás, diga-se de passagem, isso faz uma baita diferença!

Exemplo disso é o executivo João Almeida (na foto), empresário formado em Gestão de Tecnologia da Informação e instrutor de cursos oficiais da Microsoft. Atualmente, ele é sócio da SharePrime, empresa especialista em projetos de tecnologia “SharePoint” (que é uma plataforma de aplicações Web da Microsoft, com utilização na criação de portais e intranets empresariais). Ele também é arquiteto de soluções e projetos “SharePoint” de alta complexidade para clientes de grande porte em todo Brasil.

Mas além de tanto conhecimento técnico, João Almeida foi além: fez uma imersão da Sonata Brasil (SAIBA MAIS AQUI) em busca de autoconhecimento. Mas de que forma isso pode trazer benefícios para ele enquanto profissional de TI e também para o próprio desenvolvimento pessoal?

Confira o que ele conta na entrevista a seguir!

PERGUNTAS:

– [Sonata Brasil] Comparando o antes e depois da imersão, como você definiria a importância do autoconhecimento, especialmente para um líder de TI?

[Joao Almeida] O que me chamou mais a atenção, especialmente para um líder, é a desconstrução das certezas que estabelecemos ao longo da vida. E revendo-as conseguimos nos superar no dia-a-dia procurando encontrar novos caminhos e soluções para os desafios que enfrentamos.

– [Sonata Brasil] Apesar da área de TI exigir intensa formação técnica, o conhecimento humanista que a imersão proporcionou trouxe impacto no relacionamento com seus clientes/parceiros e colaboradores?

[Joao Almeida] Sim, o conhecimento humanista trouxe bons resultados em todos os relacionamentos. Com colaboradores, por exemplo, notei que agora ofereço feedbacks mais cativantes e, ao mesmo tempo, claros e diretos. Já com clientes e parceiros, resultou em mais negócios e o aprimoramento do relacionamento com as pessoas.

– [Sonata Brasil] Para quem quer empreender na área de TI, que conhecimentos e dicas você daria? 

[Joao Almeida] Ame o que faz, dedique-se de verdade aos seus objetivos, conheça a si mesmo e aprenda a servir com excelência a todos a sua volta.

– [Sonata Brasil] Por que vale a pena fazer a nossa imersão?

[Joao Almeida] Pra quem ainda não fez, o recado é simples: Faça! Por que vale a pena? Porque você vale a pena!

*Conteúdo produzido pela agência Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

No Comments

Post A Comment