2 minutos de leituraII Summit de Psicologia Positiva

Por Sheila Sampaio

Em tempos em que as teorias digitais e exponenciais nos incentivam a não condenar o erro e a errar rápido, a termos complementariedade nos times de trabalho, e a aumentarmos a diversidade nas organizações – tudo isso com foco em criatividade, inovação e, claro, resultados – que tal se dedicar ao estudo das potencialidades, pontos fortes e virtudes humanas? A Psicologia Positiva se dedica aos fundamentos da felicidade e do bem-estar, sustentados pelos pontos fortes e virtudes humanas. E eu cruzei o Atlântico para aprender um pouco mais sobre esse tema com as principais referências da área.

Há algumas semanas tive a honra de apresentar o case de Educação Transformadora da Sonata Leadership Academy no II Summit de Psicologia Positiva em Portugal. Foram dois dias muito intensos com pessoas (me perdoem a redundância) muito positivas! Participei de workshops, palestras e atividades em grupo onde os temas nos convidavam a mudar o foco para a observação dos aspectos saudáveis e positivos do ser humano e não somente para as suas limitações.

Essa experiência me fez perceber que todo bom líder ou gestor de pessoas que conheço tem em sua natureza os princípios da Psicologia Positiva. São profissionais que se dedicam ao desenvolvimento humano – seu e de seus times – , investem em autoconhecimento, enxergam potenciais, focam na solução e não nos problemas, e têm uma alta capacidade de engajamento.

Já não é novidade que para entender de negócios é preciso entender de pessoas. Que a base da inovação é o humano. Mas a virada de chave está em compreender que as pessoas estão cada vez mais interessadas em ter experiências positivas (relações, trabalho, lazer) com emoções positivas (felicidade, esperança, alegria), empregando suas características positivas (caráter e virtudes) em instituições positivas (organizações e sociedade).

É preciso, sim, focar no negócio, no mercado, nas vendas, nas metas. Mas lembre-se: você também é uma pessoa, convivendo e se relacionamento com outras pessoas. Estamos todos querendo vidas mais positivas, e não é diferente dentro das organizações.

E se você se interessou pelo tema, em 2020 a Sonata terá uma formação em Psicologia Positiva com certificação pela Universidade de Lisboa, e uma semana de imersão em Portugal. Para saber mais entre em contato através do e-mail contato@sonatabrasil.com.br

No Comments

Post A Comment