2 minutos de leituraDescubra o poder da meditação “Mindfulness” no seu dia a dia

Muitas vezes você está imerso em uma atividade em seu dia a dia e, quando menos espera, está tomado por várias emoções e pensamentos que vêm à mente. E aí tudo parece ficar fora de controle, o tempo vai embora e quando se dá conta, já saiu do seu foco.

Uma das alternativas que tem conquistado muitas pessoas, especialmente executivos que precisam aumentar a produtividade no dia a dia, é a técnica de meditação chamada “Mindfulness”. O termo traduzido significa “atenção plena” ou ainda “consciência plena”. Um dos objetivos dessa prática, que tem suas origens na filosofia budista, é te ajudar a “estar plenamente no presente”.

Com isso, você alcança o autocontrole e autoconhecimento. Quer um exemplo de como isso funciona? É muito semelhante ao processo de ioga, mas no “Mindfulness” você é levado a explorar os seus sentidos, desejos e sentimentos mais profundos. Como caminhar sobre a grama, a areia da praia ou sentir a água gelada sobre os pés.

Apesar de ser um método simples, ele ajuda a reduzir o estresse e a treinar a concentração e foco, o que aumenta a produtividade. Literalmente, ao realizar essa técnica você deve deixar os julgamentos e lembranças de lado, sair do automático, e dedicar-se única e exclusivamente àquele momento presente.

Mindfulness: faça você mesmo!

Quer tentar fazer essa meditação no intervalo do seu trabalho ou em casa? Você pode viver essa experiência nos pequenos detalhes do seu dia a dia. Confira!

– Reserve de 3 a 5 minutos por dia para fazer “Mindfulness”. Sente numa postura ereta, com as pernas cruzadas.

– Tente concentrar-se no presente, mas se a sua mente “vagar” em algum momento, sem problemas. Procure voltar ao foco;

– Concentre-se na sua respiração durante a meditação e observe as sensações que essa respiração proporciona ao seu organismo, relaxe;

– Se quiser, aproveite quando for tomar banho para fazer esses minutos de meditação. Sinta a água, os cheiros agradáveis de cada item que vai usar durante a ducha, o vapor, a temperatura da água e seus movimentos sobre o corpo. E, claro, tente controlar os pensamentos para o “agora”;

– No dia a dia, converse com as pessoas como se fosse a primeira vez, dedique-se a quem está falando com você, saiba ouvir e evite julgamentos;

– Durante uma refeição, aproveite essa pausa para relaxar também. Observe cada movimento enquanto come, analise como seus sentidos são explorados nessa hora, o sabor dos alimentos, a textura etc.

Aos poucos você vai perceber a arte e o poder de se autoconhecer, bem como a diferença que isso vai trazer para a sua vida pessoal e profissional!

*Conteúdo produzido pela agência Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

No Comments

Post A Comment