5 minutos de leituraComo Nasce uma Estrela? 5 Inspirações para sua Carreira

Nasce uma Estrela é um enredo de sucesso que virou filme em 1937, 1954, 1976 e 2018. No Oscar de 2019 teve oito indicações, inclusive a Melhor Filme e Melhor Atriz, destacando a interpretação da protagonista Lady Gaga.

Ao final, a cantora e atriz ganhou o Oscar por Melhor Canção Original com o sucesso Shallow. 

Antes de continuar a ler este artigo, sugerimos que você clique aqui e assista às estrelas Lady Gaga e Bradley Cooper cantando a música vencedora durante o prêmio.

Esses 4 minutos de vídeo são um estímulo para você entrar no clima no artigo e preparar-se para mergulhar nas 5 inspirações que o filme Nasce uma Estrela traz para sua Carreira.

Lembramos que o enredo de Nasce uma Estrela é bastante rico e nos permite interpretações sobre diversos pontos, como liberdade, autoestima feminina, negócios em família, escolhas de vida, autossabotagem, propósito e mais.

Neste artigo, faremos uma análise específica de inspirações relacionadas à carreira. Vamos a elas?

 

5 Inspirações de Ally (personagem de Lady Gaga) para sua Carreira

 

Preparação para subir no palco: do show, da carreira e da vida

Em pouco mais de duas horas, o enredo constrói a história de como é que Nasce uma Estrela: do anonimato à fama. No caso do longa, estamos falando do meio artístico e de uma carreira de ponta na música, mas as lições que Ally traz são inspirações para todas as carreiras.

Percebemos que ela está se preparando para ser uma estrela desde sempre, mas – como tudo na vida – há um ciclo a ser respeitado e o momento certo para que isso aconteça. Apesar de inicialmente não poder viver da música, Ally investiu tempo em aprender a tocar piano e a se apresentar onde houvesse oportunidade.

Ally preparava-se antes de cada show: tanto no Cabaret, quanto nos grandes palco ao lado de Jack e, depois, na carreira solo. Como a própria etimologia da palavra sugere, ela se “prepara para a ação”.

 

“Vá para a arena” e se disponha à vida

Uma das características de Ally que conquistou a admiração e o amor de Jack foi sua disposição e amor à vida, algo que a ele faltava. 

Até mesmo o trabalho de Ally no Hotel era encarado com bom humor e proatividade, pois ela sabia que essa primeira ocupação era importante para sua independência financeira e para garantir que continuasse em busca do sonho maior. Novamente, isso fez parte da preparação de Ally para ir para a Arena (expressão que, na Sonata Brasil, utilizamos como referência a encarar o chamado da vida).

Outro ponto importante é que Ally se entrega aos desafios. Exemplo disso é a escolha de cantar no Cabaret a difícil música La Vie en Rose, de Edith Piaf.

Graças a essa apresentação, Ally é vista por Jack e tem início a sua trajetória nos grandes palcos.

São nesses momentos que a sorte nos encontra: quando vamos para a Arena.

 

Tenha o apoio de um mentor ou mentora

Mesmo em meio a problemas pessoais, o personagem Jack Maine teve um papel fundamental na formação da estrela Ally. Ele foi seu grande mentor, a pessoa que enxergou o talento de sua alma e investiu nisso. É importante que tenhamos mentores, homens ou mulheres, a nosso lado.

Sobre este tema, trazemos inspirações no artigo Um Senhor Estagiário: Lições Sobre Liderança. Clique aqui para ler.

 

O talento é importante, mas 99% são suor e trabalho

Não é raro ouvirmos que o talento – ou o dom – de uma pessoa são os grandes responsáveis por seu sucesso. Apesar de serem importantes, eles correspondem a 1% do processo para que você tenha sucesso na carreira. Os outros 99% são “mão na massa”.

Nasce uma Estrela é exemplo disso: Ally (e a própria Lady Gaga) têm um talento incrível e notório mas, sem seu suor e trabalho, o talento não a levaria para o topo da carreira. Desde o anonimato, ela estava trabalhando duro nas apresentações no Cabaret, no aprendizado de instrumentos musicais e no próprio trabalho no Hotel, como um financiador do futuro sonho. 

Quando finalmente subiu na Arena e chegou ao topo da carreira, o suor e o trabalho foram ainda mais intensos. O talento seguia como parte fundamental mas, sem o entendimento de tantos outros campos da carreira (como coreografia, apresentações ao vivo, entrevistas, gestão, marketing, backstage, etc) não seria suficiente.

Doação ao projeto e ao propósito

Nasce uma Estrela nos mostra – a todo momento – a doação de Ally e Jack a seus projetos. No caso da personagem de Lady Gaga, há uma entrega natural a todo momento: ela compõe músicas profundas em um estacionamento ou na garupa de uma moto, por exemplo.

E aqui vai uma dica para você que está em busca de descobrir qual seu propósito, especialmente em relação ao trabalho. O primeiro passo é observar atividades que você faz  naturalmente, com prazer, de maneira fluida e quando – muitas vezes – nem vê o tempo passar. Ah! E não necessariamente isso envolve estar dentro de um ambiente fechado, certo?

 

A Sonata Brasil inova no desenvolvimento de lideranças e empreendedores, trazendo a arte do cinema como ferramenta no processo educacional. Com leveza e profundidade, o programa gratuito Cine In: arte e autoconhecimento proporciona um mergulho em quem somos e na vida. 

As inspirações acima surgiram em uma das sessões do Cine In, quando Natalia Leite e Soraia Schutel, as sócias-fundadoras da Sonata Brasil, interpretaram o filme Nasce uma Estrela e trouxeram lições sobre carreira, liberdade, autoestima feminina, negócios em família, escolhas de vida, autossabotagem, propósito e mais.

Você é nosso convidado a despertar para o sutil por meio do Cine In: arte e autoconhecimento. Basta de inscrever gratuitamente clicando aqui.

 

Quer mais dicas sobre Carreira e Negócios?

Indicamos o primeiro episódio do Sonata Cast: afinando talentos, acelerando carreiras.

sonata_cast_carreira

Para ouvir no Spotify, clique aqui. 

No Comments

Post A Comment