2 minutos de leituraComo Engajar a sua Equipe

“Toda empresa precisa de gente que erra, que não tem medo de errar e que aprende com o erro.” Bill Gates

 

4 dicas simples, fáceis de implementar, que engajam as pessoas, para dar mais resultado, inclusive econômico.

 

  • Conecte a equipe ao propósito do negócio

É comum selecionar pessoas, trazer para a equipe, e dizer apenas o que elas vão fazer. Esse é o modo mais rápido de fazer a pessoa agir mecanicamente, sem ver sentido no que faz e, portanto, não se engajar. Seja qual for o propósito da sua empresa, conecte todo mundo da empresa nele. Pessoas performam e entregam o seu máximo quando elas se sentem donas de algo. Dica de conteúdo: Simon Sinek – Círculo Dourado.

 

  • Pratique feedbacks positivos

As pessoas até já associam a expressão feedback a algo negativo, o que é uma pena. Como disse o Bill Gates na frase acima, uma visão de aprendizado constante, de erro como parte do acerto é fundamental para ter sucesso, ainda mais no nosso tempo de transformações tão rápidas. Saímos da lógica de um feedback formal, decorrente da avaliação 360 graus anual, para uma lógica de canal aberto para troca de informação que serve ao propósito de manter as pessoas com a possibilidade de acertar mais rápido. Encontre formas simples: no cafezinho, no corredor, no caminho para o almoço. E tão importante quanto criar esse canal para dar mais feedbacks, é também estar aberto para ouvi-los. Isso quebra a verticalidade da empresa, gera confiança.

 

  • Proteja sua equipe dos clientes ruins

Precisamos dar treinamentos, conversas e preparar nossos colaboradores para atender clientes mal-educados, que fazem pedidos abusivos, com comportamentos inadequados. Proteger a equipe de clientes ruins gera confiança, conexão e engajamento das pessoas com a empresa. É importante apoiar a decisão do colaborador, mesmo que ela não seja a melhor possível. Nada pior do que se sentir julgado e condenado sem ter sido preparado.

 

  • Identifique talentos nas pessoas

Muitas vezes a pessoa não tem consciência dos próprios talentos e uma liderança atenta e interessada em desenvolver pessoas pode perceber. Quando você consegue despertar em alguém um talento que ela nem sabia que tinha, isso gera engajamento. E como fazer isso? Dar oportunidades para a pessoa fazer outras coisas que são do interesse dela, além do que foi combinado. Como identificar o talento da pessoa? Onde ela trabalha com mais facilidade, com mais prazer do que a média.

No Comments

Post A Comment