Blog

Qual a base da saúde e da felicidade?

É isso o que busca desvendar a pesquisa mais longa que se tem notícia, conduzida pela Universidade de Harvard desde 1938, sobre O que mantém as pessoas felizes e saudáveis.

Se utilizando de várias fontes objetivas e subjetivas de informação como questionários, entrevistas realizadas pessoalmente, conversas com parentes, exames de sangue e escaneamentos cerebrais, a pesquisa busca entender e quem sabe, desenhar esse caminho.

De acordo com o atual diretor da referida pesquisa, o psiquiatra Robert Waldinger, alguns podem pensar que dinheiro e fama são suficientes para que a saúde e a felicidade sejam alcançadas. Pois não é isso que esse estudo vem demonstrando.

A pesquisa apontou que quanto mais satisfeitos estavam em seus relacionamentos, mais felizes e integralmente saudáveis as pessoas se encontravam.

Que relações próximas e saudáveis são boas para a saúde física e mental, talvez não seja novidade. Mas, saiba que estudos já apontam que a solidão pode até nos matar! Podemos nos sentir sozinhos no meio de uma multidão ou até mesmo em um casamento.

E como manter relacionamentos saudáveis?

 

Grandes lições sobre relacionamentos:

1) Tenha boas CONEXÕES sociais

Precisamos construir e manter boas conexões sociais: em família, em comunidade, com amigos. Relacionamentos pautados em conexões nos tornam mais felizes, fisicamente mais saudáveis e ampliam a nossa longevidade.

A vida é feita de fluxos e trocas.

Quando apoiados em um profundo respeito às individualidades, possibilitamos criar uma conexão capaz de observar além do ego, conseguindo com isso, enxergar ricas competências complementares.

2) Priorize a QUALIDADE nos relacionamentos

Não se trata de ter um enorme número de amigos, nem da quantidade de horas passadas junto, nem tão pouco de estar em algum relacionamento “sério”. O que realmente agrega é a qualidade desses relacionamentos. A inteireza da nossa presença.

3) Bons relacionamentos PROTEGEM nosso corpo e nossa mente.

Busque Alinhamentos e quando necessário, realinhamentos. Faça as pazes. Resolva mágoas. Aumente a leveza no seu caminhar, diminuindo os pesos que vai carregando com você.

Alinhamentos de Valores e Propósitos são tão fundamentais quanto os “combinados”.

É quando vivemos bons e reconfortantes relacionamentos que nos sentimos protegidos e com a sensação de que “temos com quem contar”.

 

Sobreviver, Viver ou “Superviver”?

 

“Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”

Talvez você já tenha ouvido essa afirmação que traz a potencialidade existente na complementaridade.

Você pode até considerar que relacionamentos envolvem coisas muito complicadas. Que nos dias atuais é difícil confiar. Que “antes só do que mal acompanhado”…

Os relacionamentos estão na base da essência da vida. As junções, as conexões, as combinações sempre geram algo maior, criam prosperidade, impossível de se alcançar quando não acontecem conexões.

Se não há bons relacionamentos, não há uma boa vida.

Importante termos consciência de que a auto realização implica a construção de um caminho autêntico, pautado na individualidade, mas sobretudo na escolha e na construção de relações saudáveis em todas as dimensões da vida.

Nós não temos relações. Nós somos as nossas relações. Nossa essência se manifesta, “se torna”, quando vem à tona por meio das nossas relações.

Vivemos, agimos, nos expressamos. Mas de fato, somos, por meio das nossas relações.

 

 “Não há tempo, tão curta é a vida, para discussões banais, desculpas, amarguras, tirar satisfações. Só há tempo para amar, e mesmo para isso, é só um instante.”

– Mark Twain –

 

A nossa biografia não é uma sentença. Ela continua possível de ser escrita. Resta saber se você quer escrever os próximos capítulos segundo os seus próprios critérios ou vai terceirizar a construção da sua história.

 

 
 
Compartilhar :

Recentes

Categorias