“Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”

O trecho acima é parte do poema Invictus , do britânico William Ernest Henley, escrito em 1875. Foi nesse texto que Nelson Mandela, líder sul-africano, símbolo da luta contra o Apartheid, encontrou a inspiração e a força necessárias para manter-se vivo durante os anos em que esteve preso. O legado de Nelson Mandela é reconhecido no mundo todo, e a Sonata Brasil, por meio da análise de sua biografia e de filmes que a contam, traz lições que vão inspirar sua liderança e que podem ser ferramentas para que seu negócio deixe um legado no mundo.

poema-invictus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de poema, Invictus é o nome do filme que mostra os movimentos da liderança de Nelson Mandela para unificar a nação, após o Apartheid, fomentando o Rugby e o amor de toda a nação pelo esporte para isso.

Neste artigo, você encontra inspiração em oito lições da liderança de Nelson Mandela , exemplificadas no filme Invictus. As interpretações são uma visão da Sonata Brasil sobre o tema e têm como base a interpretação de filmes pelo método Cine In: arte e autoconhecimento.

Você pode ouvir um Sonata Cast sobre essa técnica clicando aqui. O episódio está disponível no Spotify, Google e Apple Podcasts, assim como no YouTube.

Leia este artigo até o fim e conheça esse método inovador que, por meio da arte, traz resultados reais e palpáveis para as lideranças.

 

OITO LIÇÕES DE LIDERANÇA DE NELSON MANDELA

NO FILME INVICTUS

 

Lembremos de uma cena em que seguranças brancos – parte da antiga equipe presidencial – estavam sendo incorporados ao grupo de seguranças de Nelson Mandela. O segurança-chefe questiona: “o que eles estão fazendo aqui? Há poucos dias os brancos desejavam nos matar!”.

Mandela fala, então, que o perdão tem que iniciar por eles e resgata sua potência: “o perdão tira o medo e liberta a alma”.

 

O QUE NOS FAZ ESTAR DENTRO DA VITÓRIA? 

“IN VICTUS ” significa dentro da vitória. No decorrer do filme, o personagem de Nelson Mandela mostra, por meio de exemplos, como conquistá-la.

Na visão da Sonata Brasil, a única forma de chegar à vitória é por meio de um grande propósito humano . Para isso, é necessário ter vontade

Segundo Soraia Schutel, “a vontade desata os nós, ilumina a obscuridade dos cantos da mente, do medo, da impotência, da separatividade e do egoísmo. Está ligada ao nosso plano espiritual da abundância do fluxo da vida e da energia”. Quanto mais a nossa motivação transcender o racional e estiver conectada ao ao propósito e à humanidade, mais nos sentiremos fortalecidos e maior será esse fluxo.

Qual a sua filosofia de liderança?  A de Mandela é o poder da inspiração.

 

 

QUE TIPO DE LEGADO VOCÊ ESTÁ DEIXANDO ENQUANTO LÍDER?

A Sonata Brasil inova no desenvolvimento de lideranças e empreendedores, trazendo a arte do cinema como ferramenta no processo educacional. Com leveza e profundidade, o programa Cine In proporciona um mergulho em quem somos e na vida. 

Uma das sessões de maior sucesso do Cine In foi a interpretação que Soraia Schutel e Natalia Leite fizeram do filme Invictus . O longa é baseado no livro “Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation” de John Carlin e tem como pano de fundo a conquista da Copa do Mundo de Rugby de 1995 pela Seleção Sul-Africana, organizada no país após o apartheid. 

Morgan Freeman e Matt Damon interpretam, respectivamente, o presidente sul-africano Nelson Mandela e François Pienaar, capitão da equipe da seleção sul-africana de rugby.

Além da análise do filme, o Cine In possibilita ver o que você pode trazer para a sua vida hoje! Porque tudo comunica o tempo todo.

Você anda atento a essas comunicações? Incluindo as mais sutis?

Você é nosso convidado a despertar para o sutil por meio do Cine In: arte e autoconhecimento.

Basta de inscrever gratuitamente clicando aqui.

Você pode ouvir um Sonata Cast sobre essa técnica clicando aqui. O episódio está disponível no Spotify, Google e Apple Podcasts, assim como no YouTube.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.