Há pouco tempo o ambiente corporativo estava estritamente voltado a números, indicadores, o que hoje ainda existe, mas não fica limitado a isso. O currículo não é mais tão fundamental num processo seletivo. O profissional do futuro, apesar das revoluções tecnológicas, vai ser cada vez mais humano e tudo aquilo que for essencialmente humano vai fazer a diferença. O profissional de RH está alinhado a essa mudança, quer desenvolver as pessoas e busca parceiros para isso.
Confira as três características do Humano do Futuro:
- Ser autêntico
Ser fiel a si mesmo, não em base a um modelo de comportamento, mas em base a própria essência, que é única. Para isso é fundamental o autoconhecimento, das forças, dos valores. Na prática, isso gera uma tranquilidade para o colaborador agir. É preciso entender que o mercado está aberto para isso, é a diversidade que gera inovação e diferencial competitivo.
- Humildade
Cada vez mais vai ser o diferencial, a pessoa humilde está aberta a aprender, a ouvir o seu cliente, quer entender o novo e não tem medo de se transformar. Ter vontade de aprender, não querer mais ter só certezas.
- Coerência
Ser coerente com as escolhas. As minhas ações devem refletir a minha essência. Não cola mais dizer uma coisa e fazer diferente, mostrar nas redes sociais um personagem. A coerência é cada vez mais vista como marca desse profissional do presente e do futuro.
E o que são as viagens com propósito?
Viajar é unanimidade, quase todo mundo gosta, mas a questão é encontrar um propósito, um sentido na viagem. Por exemplo: se conectar às próprias raízes, conhecer a cultura do local, conhecer a si mesmo.
Para desenvolver essas três características do humano do futuro é preciso viver experiências. A aprendizagem dos adultos precisa das experiências para ser efetiva. Viagens com propósito precisam fazer parte das formações dos líderes do futuro, porque de uma viagem com propósito não se esquece e o que foi aprendido fica.
Você já conferiu a programação da Sonata Experience: Imersão na França exclusiva para mulheres? Se quiser mais informações, envie e-mail para [email protected].