Blog

A Guerra pelos Talentos

A equipe da Sonata Brasil participou do evento NRF 2019 Retail’s Big Show: O grande show do varejo, em Nova Iorque. O evento discutiu diversas tendências de mercado e o assunto de um dos dias foi a guerra por talentos que as empresas enfrentam. Confira algumas dicas que foram compartilhadas no evento:

  • Enxergar nos jovens a solução para esse problema da falta de talentos.
    Desenvolver as pessoas desde o início das suas carreiras, pensar em programas de estágio/trainee para a empresa.
  • Os líderes devem ser mentores desses jovens talentos.
    A empresa não pode se contentar em só abrir espaço para os jovens, mas os líderes devem assumir seu papel de líder educador. Acabou a era do administrador que só comanda e controla.

“Ocupado é o novo estúpido” Bill Gates

Os grandes líderes criam tempo para aquilo que importa: desenvolver pessoas. Isso não pode ser delegado. Se dono do negócio não se envolve diretamente no desenvolvimento dos jovens talentos, nunca será prioridade da empresa. E para virar cultura, é preciso envolver todos da empresa.

  • Existe a clara necessidade de estarmos mais abertos e disponíveis para trocar com esses jovens talentos.
    Cada um de nós precisa se adaptar aos novos talentos e não só esperar que eles se adaptem a nós, por causa da hierarquia.
  • Encarar a diversidade como um diferencial
    Para fazer melhores negócios, contrate pessoas de perfis diferente. Isso permite obter um olhar mais completo para o problema e contar com solução em menos tempo.

Estamos vivendo um momento de transição: de um modelo mais quadrado, com horário de trabalho fixo, empresas com lógica mais hierárquica, para um modelo mais flexível que já está acontecendo em muitas empresas. Algumas estratégias para se destacar nesse contexto:

  • Demonstrar o seu interesse pelo próprio desenvolvimento.
    Se você é liderança na empresa, você mesmo vai cuidar disso; mas se você for colaborador comunique ao RH, à sua liderança esse desejo por se aperfeiçoar. Assuma o protagonismo da sua carreira.
  • Uma vez por ano, pelo menos, fazer algo que te diferencie.
    Pode ser um curso reconhecido, desenvolver networking construindo relações, investir em autoconhecimento. Busque eventos importantes na sua área para estar se atualizando e construindo rede.

Você sabia que toda segunda-feira, às 21h, as sócias da Sonata Brasil, Soraia Schutel e Natália Leite, falam ao vivo direto do Facebook e do instagram da Sonata? O vídeo completo você pode assistir acima. Esse foi o papo do dia 14 de janeiro, curte a página da Sonata Brasil no Facebook e no instagram e assista às próximas ao vivo.

Compartilhar :

Recentes

Categorias