Repertório, aqui, deve ser entendido como o seu conjunto de conhecimentos: tudo aquilo que você estudou, leu, assistiu, ouviu, conheceu, provou, cheirou, tocou etc. compõe o seu repertório. É como se fosse a sua bagagem pessoal, que te acompanha aonde quer que você vá. Quando você vive uma coisa nova – por exemplo, prova sushi pela primeira vez ou aprende a esquiar – você adiciona isso ao seu repertório.
Então, nós podemos passar a vida toda aumentando nosso repertório, desde que adotemos esse mindset de viver coisas novas, provar sabores diferentes, conversar com pessoas diversas de nós, ler sobre assuntos diferentes da nossa área de formação, viajar para destinos completamente novos etc. Há quem diga que não podemos ir dormir sem ter aprendido algo novo no dia. Você tem feito isso?
Para expandir seu repertório você não precisa ir longe – embora viajar seja uma excelente forma de viver coisas novas. Você pode começar a frequentar lugares novos, no seu bairro mesmo, puxar assunto com os vizinhos com quem nunca falou, experimentar aquela comida que você nunca provou mas tem toda terça-feira no buffet que você almoça, variar a playlist quando está no carro, assistir a um filme que foi indicado ao Oscar. São inúmeras as oportunidades de viver o novo no nosso cotidiano.
Outro caminho que, infelizmente, muitas pessoas escolhem é adquirir um repertório nos primeiros anos da vida e se acomodar nele. Dizem que não gostam de ir ao cinema, vestir roupas estampadas, ler o romance da moda ou dançar salsa, por exemplo, mas na verdade, nunca experimentaram nada disso. Essa é a receita para envelhecer a mente. Fechar-se nos conhecimentos adquiridos e não deixar a novidade entrar.
O maior benefício de expandir seu repertório constantemente é manter-se jovem, com certeza. Mas além disso, as vantagens são muitas: um amplo repertório é fonte de criatividade e inovação, rende novas ideias para o seu trabalho; gera conexões com outras pessoas, pois você tem assunto para conversar, pode compartilhar o que sabe e aprender o que não sabe; facilita a venda, seja de um produto, uma ideia ou de você mesmo, afinal, você tem argumentos dos mais variados para convencer as outras pessoas.
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