Blog

Sonata Brasil em Roma: seu legado será eterno?

“Um grande líder não deixa dinheiro de herança para os filhos, deixa trabalho”

– Paolo Garcia 

Foi com essa frase acima que Paolo Garcia, especialista italiano da Sonata Brasil, concluiu a imersão em Roma, na Itália. No mês de setembro, um grupo de quase 40 pessoas caminhou pelas ruas e locais onde grandes imperadores passaram e deixaram um legado… a “Cidade Eterna” Roma. Durante todo o período da imersão, realizada pela Sonata Brasil, os participantes foram levados a refletir sobre como estavam construindo o legado de suas vidas e se esse legado seria eterno.

Ali cada um estava investindo em conhecimento. Transmitir conhecimento também faz parte da herança que você vai passar aos seus sucessores… isso já é o primeiro passo para construir seu legado, sabia? Depois, foram levados a compreender a emoção que as imagens trazem e geram em cada ser humano, o que por si só é uma experiência que também deve ser compartilhada.

Uma das dicas ao longo das atividades foi “viva de forma artística todos os dias“! O que seria isso? Permita que seu lado racional ande juntamente com o artístico. Pare de apenas “olhar” e comece a “observar” mais. O resultado vai te mostrar grandes inovações e mudanças significativas inclusive no seu interior. Afinal, a comunicação verbal deve ser o último nível.

UM PROBLEMA PODE SER SUA GRANDE OPORTUNIDADE

Vamos, então, parar para refletir sobre outro aspecto? Você sabia que a palavra problema significa “oportunidade”? E ao saber disso não te dá uma vontade quase que imediata de anotar tudo o que você considera um problema para transformar cada um deles numa super oportunidade?

Talvez aí esteja o start para você realizar aquele sonho, atingir aquela meta.

POR QUE ROMA?

Mas por que conhecer de forma tão profunda a história e cultura de um lugar como Roma? Ora, muito do nosso modo de vida, da forma como tomamos decisões, estruturamos nossa sociedade, nossas leis e até mesmo como encaramos o dia a dia é fruto de todo o conhecimento e hábitos dos nossos antepassados. Lembre-se que os lugares vivos têm alma, dores, lembranças e alegrias.

Além disso, ao pisar em solo romano pode-se perceber claramente que: “o que temos ao nosso redor é sempre o conto de uma emoção”. Já parou para pensar nisso e em como essa observação reflete na sua vida, no seu dia a dia? E como o ambiente onde seus antepassados viveram influenciou na evolução de cada um até chegar em você?

QUAL VAI SER O SEU LEGADO PARA A HUMANIDADE?

Todo esse contexto de legado faz parte da base sólida que você constrói e vive no dia a dia, seja no ambiente profissional ou familiar. Um dos aprendizados que Roma nos mostra é que: “quando existe um local de força, tudo se constrói ao redor e quem está construindo sabe muito bem que isso é verdade”.

Portanto, como você vive, age, toma atitudes e constrói seu legado vai impactar nas futuras gerações e também nas pessoas ao seu redor. Afinal, sempre será construído um mundo sobre outro mundo, faz parte da evolução das espécies. O mais importante é saber que a base sólida da origem está lá, guardadinha dentro de cada um de nós.

Nos momentos de dificuldade, não tenha receio de orar. Aliás, “orar” vem do grego e significa “eu olho”. Mas olhar para onde? Para dentro de nós mesmos, o que nos permite um reencontro com nosso desenho (vida artística) interior. Que desenho você quer encontrar dentro de si?

Procure ter consciência de que: “as suas atitudes diárias podem te libertar dos seus obstáculos e da própria autossabotagem que criamos diariamente”. Pense nisso! Na economia da guerra só alguns fazem dinheiro. Na economia da paz, todos saem ganhando. E a paz é onde “escorre” o conhecimento, onde há solidez e estabilidade. Tudo isso começa dentro de cada um de nós.

Quer uma dica final e que vai te deixar morrendo de vontade de embarcar na próxima imersão da Sonata Brasil? Crie um altar da paz dentro de você e transmita esse símbolo para as próximas gerações. Lá em Roma cada participante descobriu como criar esse altar dentro de si próprio para ser uma pessoa melhor, com legados eternos que vão fazer a diferença para as futuras gerações.

Lembrando que não adianta “querer a paz e fazer a guerra”. Comece a cavar a sua arqueologia psíquica em busca de paz total e equilíbrio!

Esperamos você nas próximas imersões da Sonata Brasil. Saiba mais AQUI!

*Conteúdo produzido pela agência Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

Imagem: Coliseu – Roma.
Compartilhar :

Recentes

Categorias