Vamos lá… pare e pense agora: quantas vezes você, enquanto líder, teve receio de delegar alguma tarefa com a sensação de parecer ineficiente? Ou ainda, quantas vezes você não deu conta de tudo o que precisava fazer e ficou várias madrugadas sem dormir, trabalhando até tarde, porque deseja ter controle de 100% das tarefas que precisavam ser realizadas?A boa notícia é que você não está sozinho e enquanto você lê esse texto e se identifica com ele, muitas outras pessoas – provavelmente – também vão achar que essas perguntas foram feitas para elas. Agora, o que poucos líderes percebem é que essa atitude controladora pode trazer um resultado muito diferente de “ser eficiente”.
Primeiro porque quando você alcança cargos superiores onde trabalha ou quando você é empreendedor, com certeza vai precisar dedicar mais tempo para ações estratégicas da empresa. Sim, essas ações vão depender e exigir muito de você. E, claro, nem pense em querer assumir e fazer as atividades operacionais também. Você não vai dar conta e, consequentemente, vai gerar sentimentos constantes de frustração… em você e na sua equipe.
Então, o primeiro passo de um grande líder é ser estrategista em todos os sentidos, inclusive na hora de saber quando você deve confiar no seu colaborador e delegar. Quando você quer centralizar as operações mostra que não confia na sua própria equipe e na capacidade dela.
Nesse caso, tenha uma comunicação muito clara com seus colaboradores. Além disso, conheça as competências de cada um para saber de que maneira eles podem se complementar, de forma que todos participem e obtenham o melhor resultado.
Entenda também que delegar tarefas não significa que você está deixando de assumir a responsabilidade de um projeto. Você apenas vai compartilhar a realização das tarefas com pessoas competentes, muitas vezes selecionadas por você mesmo.
Outro detalhe importante é saber supervisionar o trabalho dessa equipe. Dê o suporte necessário a cada um e, acima de tudo, explique de forma transparente o que você espera obter com as tarefas delegadas a cada um. E se algo não sair perfeito, saiba dar um feedback construtivo para que sua equipe seja cada vez mais capacitada.
Estimule seus colaboradores a buscarem conhecimento constantemente e a desenvolver habilidades. Seja um exemplo para eles!
E se você quer aprimorar seu conhecimento e ser um líder ainda mais eficaz, aproveite a imersão que a Sonata Brasil vai realizar nos dias 24 e 25 de junho (sábado e domingo), em Porto Alegre. O tema vai ser “Parcerias vencedoras: nas empresas e na vida” e vamos abordar inclusive essa temática do “líder que precisa aprender a delegar”.
Inscrições: [email protected]
*Conteúdo produzido pela agência Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)