Não sei se você já reparou, mas a vida é feita de parcerias. Sejam elas no trabalho, na família ou nos relacionamentos pessoais. E, claro, para que essas parcerias tenham sucesso, a escolha de quem vai estar ao seu lado é fundamental. E nada de pensar: “ah, mas a gente se dá tão bem, mas nosso negócio não vai para frente”. É preciso entender que não basta “ter afinidade”. Até porque se é uma parceria de trabalho, por exemplo, é o seu projeto, o seu sonho, a sua empresa que está em jogo. E isso envolve muitas questões e não apenas afinidade. Para isso, você precisa ter alguém do seu lado que agregue valor ao seu conhecimento, à sua experiência.
Quando se diz “agregar valor”, fica aqui mais uma dica: não basta ter alguém super inteligente para te ajudar a gerir uma empresa. Inteligência é uma das características necessárias. Mas pense, acima de tudo, se esse parceiro te inspira, se ele traz ideias diferentes das suas, se ele tem habilidades que você não possui, e se ele te faz enxergar caminhos alternativos.
Por mais que você ache que o parceiro ideal precisa ser igual a você, na prática isso não te leva ao sucesso. Vocês podem ter, sim, afinidades. Mas para atingir suas metas e sonhos, esse parceiro precisa te complementar. O que isso quer dizer? Alguém que te faça pensar além, que te desafie a ser cada dia melhor.
Pensando em mostrar o caminho ideal para encontrar o parceiro ideal, a Sonata Brasil realiza em junho (dias 24 e 25) um seminário internacional. O evento vai trazer trazer especialistas do Brasil e do exterior. O objetivo é mostrar os melhores caminhos para você formar parcerias e escolher parceiros que vão te ajudar a chegar ao sucesso.
O seminário internacional: “Parcerias vencedoras – nas empresas e na vida” vai contar com a participação do especialista italiano Paolo Garcia, que é consultor empresarial e doutor em ciências políticas. Além dele, participam também Benício José de Oliveira Filho, CEO da Ravel Tecnologia, e investidor e mentor de startups.
*Conteúdo produzido pela agência Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)