“A qualidade do seu tempo livre é que vai determinar o seu sucesso ou fracasso”, Paolo Garcia (especialista italiano da Sonata Brasil).

Sinceramente, você já parou para pensar sobre a qualidade do que você faz quando tem algum tempo livre ? E já parou para refletir também sobre quão valioso é o seu tempo livre e como ele pode ser responsável por contribuir com o seu sucesso ou fracasso ?

Ao contrário do que muita gente pode pensar, seguir um ritmo extremamente acelerado, sem momentos de ócio, pode ser um fator impeditivo para que você tenha um dia produtivo . Prova disso são líderes com déficit de atenção, com criatividade limitada e que pulam de uma atividade para outra sem concluí-las.

O tempo livre é que vai te proporcionar repor as energias, organizar-se e preparar-se para as oportunidades. Segundo o livro “Leadership the Hard Way” , de Dov Frohman , deveríamos reservar 50% do nosso dia para algumas horas livres . O que faz todo sentido quando compreendemos que o tempo ocioso é um dos principais responsáveis pelo processo criativo.

Mas como sobreviver a uma rotina tão intensa e de tão pouco tempo livre? Primeiro de tudo, disciplina para cumprir suas tarefas e compromissos diários. Defina suas atividades principais e depois faça as secundárias, não inverta essa ordem trocando uma por outra.

O que fazer nos momentos de ócio?

Ar livre – manter o contato com a natureza faz com que você se conecte consigo mesmo e que se compreenda na forma mais profunda, que descubra seus reais limites e potenciais. Reserve alguns minutos por dia para ficar em silencio em meio à natureza;

Atividades físicas – praticar exercícios físicos, seja em uma academia ou durante uma caminhada, além de exercitar o corpo também faz bem para a mente;

Quebre a rotina – fazer sempre a mesma coisa é desgastante e desestimula a criatividade. Procure por novas experiências, conheça novos lugares, aprenda coisas novas… surpreenda-se todos os dias;

Aprendizagem – procure fazer nas horas vagas o que os outros costumam deixar “para depois” – ou que nem mesmo fazem -, saia à frente deles. Então, aproveite também suas horas vagas para se atualizar, fazer leituras e estudar. Tenha diferenciais

Equilíbrio – lembre-se sempre que o segredo do sucesso é saber equilibrar vida pessoal e profissional. Quando você deixa para amanhã tudo o que poderia ter feito hoje, gera um sentimento de frustração. Quando você tem um dia produtivo, tem sempre a sensação de metas cumpridas.

Que caminho você vai escolher a partir de hoje? Quanto tempo vai reservar para o ócio de qualidade?

*Conteúdo produzido pela agência  Visão Estratégica Comunicação  (www.visaoestrategica.com.br)

 

 

 

3 respostas

  1. Incrível receber este e-mail bem quando chego a praia para alguns dias de ócio e descanso. Ler este texto me responsabiliza pelo uso do meu tempo livre! Obrigado Garcia, obrigado Sonata Brasil.

  2. O maior desafio é achar o equilíbrio! Mas, eu amo desafios….excelente reflexão para um domingo! Irei começar a semana pensando e agindo diferente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.