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Técnicas para ter confiança na hora de liderar

Tudo na vida seria mais fácil se existisse uma receitinha, que nem de bolo, para fazermos algo. Mas será mesmo que teria graça se todo mundo fizesse tudo igual e seguisse sempre os mesmos caminhos? Não haveria surpresas, nem alegria, já parou para pensar nisso? Por isso, imprima suas próprias características para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Use e abuse das suas qualidades para ter a sua personalidade na forma de executar um projeto ou liderar uma equipe. Afinal, sua personalidade não pode ser igual a de ninguém. Você é único, acredite!

Aproveite seus pontos fracos para deixar os medos de lado e usar isso a seu favor, se aperfeiçoando e sendo uma pessoa e profissional ainda mais completo. Nada é impossível de alcançar se você se dedicar e buscar o conhecimento. E, em especial, o autoconhecimento. Isso faz toda a diferença na hora de liderar, sabia?

E quando confrontado com uma necessidade de desenvolvimento, a confiança é o ponto central. Segundo o norte-americano Dan McCarthy, especialista em desenvolvimento de liderança, há algumas técnicas que ajudam a desenvolver a autoconfiança. Quer saber quais?

– Autoconhecimento realista: primeiro de tudo, saiba quais são os seus pontos fortes para liderar. Além disso, saber quais os pontos que você precisa desenvolver também é fundamental. E lembre-se, aceitar feedback dá ao líder autoconhecimento realista. Líderes que pedem feedback são vistos como mais confiantes do que aqueles que não o fazem;

– Aprenda sobre liderança: faça cursos, leia sobre liderança e estude os grandes líderes, leia biografias. Saber o que os líderes fazem e o que não fazem, descubra ferramentas e habilidades necessárias para liderar. Quanto mais você sabe sobre o assunto, incluindo a liderança, mais confiante você vai ser;

– Conecte-se com outros líderes: colocar essas boas ideias em prática é difícil e erros são cometidos. Por isso, ter uma rede ou grupo de apoio de colegas é uma bom modo de compartilhar desafios comuns, no mundo real. Networking sempre;

– Ajude os outros a ter mais sucesso: a essência da liderança é ajudar as pessoas que estão ao seu redor a serem bem-sucedidas. Ajude aos outros a conquistarem autoconhecimento, oriente a colocá-los na melhor posição para que sejam bem-sucedidos;

– Comemore vitórias: crie o hábito de procurar e reconhecer as vitórias dos outros! Quando sua equipe ou colegas atingem um marco ou fazem algo impressionante, deixe que eles e todos os outros saibam;

– Pareça confiante: sua aparência física pode fazer você se sentir e parecer mais confiante. Sua postura, fazer contato visual, sorrir e ter um aperto de mão firme ao cumprimentar alguém, são detalhes que passam mais confiança;

– Pratique a psicologia positiva: otimismo e felicidade podem ser aprendidos e mudam o dia de qualquer pessoa, seja ele líder ou alguém de sua equipe. Experimente sorrir mais;

– Desenvolva sua inteligência emocional: a autoconfiança é a marca de um líder emocionalmente inteligente. Ela pode ser aprendida e desenvolvida. Invista em você, estude;

– Projete confiança: ao dar a impressão de que você está confiante, você vai elaborando estratégias para ganhar confiança. Fazer um curso de habilidades de apresentação para quem tem medo de falar em público, por exemplo, é uma dessas estratégias;

– Peça ajuda aos outros: verdadeiros líderes não têm medo de pedir ajuda. Eles aproveitam os talentos dos outros sem se sentirem ameaçados;

– Pare de perguntar e tome uma decisão: líderes confiantes preferem pedir perdão do que permissão. Por isso, treine sua capacidade de ​tomar decisões, mesmo sem ter 100% de certeza;

– Desenvolver um senso de humor: o humor no momento apropriado vai quebrar a tensão numa situação estressante.

*Conteúdo produzido pela agência Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

 
 

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