2 minutos de leituraÚnicos por essência

Diversidade nas organizações é um tema que está em alta, felizmente. O discurso antigo de que os colaboradores devem trabalhar todos de forma igual, como robozinhos das 8h às 18h está dando espaço à pluralidade, às características diferentes que cada pessoa carrega. E é fundamental que estejamos todos enxergando essas particularidades.

Da próxima vez que você passar por um jardim, um pomar ou mesmo uma área verde na sua cidade, observe a diversidade. Quantas espécies diferentes dividem o mesmo espaço e convivem de forma harmônica? Mesmo que sejam dois ipês, lado a lado, cada um se desenvolve do seu jeito, afinal, cada um é único. E assim somos nós, seres humanos.

Nós, da Sonata Brasil, acreditamos que o ser humano é diverso por natureza, está na sua essência ser único. E não só nas características visíveis, mas nas interiores principalmente. Cada pessoa tem seus sonhos, desejos, valores, talentos, habilidades e seu propósito a realizar, citando só alguns exemplos. Mesmo em uma equipe com pessoas aparentemente parecidas há bastante diversidade e reconhecer isso é o primeiro passo, valorizar é o segundo. Quanto mais diverso e complementar o time, melhor é para a empresa.

Entender essa diversidade, que nos torna singulares e especiais, é muito importante. Enquanto nos focarmos apenas nas diferenças sutis e exteriores vamos nos esquecer das diferenças principais de cada um, e são justamente essas que devem ser identificadas e valorizadas.

Nossa provocação com esse texto é que você perceba que há muito mais diversidade do que aquela percebida apenas pelos olhos. O respeito deve existir frente à cada ser humano, pois o outro já é, em essência, diferente de você, independente da aparência. Considerar a diversidade interna quando nos deparamos com outro ser humano torna as diferenças aparentes ainda mais superficiais do que são. E será acolhendo essa diversidade que vamos chegar à prosperidade, assim como a natureza.

No Comments

Post A Comment