SONATA NEWS

14 abr Sonata Brasil traz empresários da Ucrânia ao país

Foto: reprodução (Компания "Эффективные системы")

Um país de muita gente alegre, hospitaleira, de grandes nomes que se destacam todos os anos nos campos da Ciência e da Educação, que tem empresários de sucesso reconhecidos mundialmente… um país que tem paisagens de tirar o fôlego, que possui filiais de empresas do mundo inteiro, além de grandes companhias nacionais que também exportam para o mundo inteiro. Um país com cidades que te proporcionam ir para o trabalho com o barulho das ondas enquanto no outro lado da avenida está o trânsito caótico típico de qualquer metrópole desse planeta. Um país que tem um campo agrícola gerando bilhões todos os anos para a economia. Esse país está logo ali… e se chama Brasil.

Bom, antes de continuarmos com esse texto você vai dizer: “ah, mas a política e economia desse país estão um caos”. Ok, toda nação tem seus altos e baixos, seus problemas e contratempos e que devem ser ajustados. E acredite, momentos de caos são necessários em algumas fases da humanidade para que aconteça a evolução.

No entanto, se você parar para refletir, cultura e historicamente fomos habituados a desvalorizar nossa própria nação, nossos artistas, nossos cientistas, nossos empresários e trabalhadores que fazem esse gigante acontecer e gerar tantas riquezas diariamente. É o hábito de focar sempre no que é negativo primeiro, para depois tentar lembrar que também existe muita, muita coisa boa a ser explorada!

Pontos negativos toda sociedade terá, mas o lado positivo pode ser maior e muito mais significativo do que você imagina. E os estrangeiros, como será que eles enxergam o Brasil do ponto de vista “empresarial e de negócios”?

Pensando nisso e permitindo que líderes do exterior pudessem ter uma vivência e aprendizado com a mentalidade empreendedora brasileira, a Sonata Brasil realizou recentemente um projeto no qual trouxe 35 empresários ucranianos para visitar São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O objetivo? Descobrir o potencial do nosso país e as oportunidades de investimento que existem aqui, desvendar como pensam os empresários brasileiros.

Para isso, a Sonata Brasil organizou a visita desses estrangeiros em grandes empresas e indústrias como, por exemplo, na Embraer, na Natura, na CNH Industrial, na Sinctronics etc. Além disso, os empresários puderam conhecer o modelo de gestão do estádio do São Paulo Futebol Clube e foram também à fazenda do “Café da Condessa”, em Minas Gerais. A história do Brasil também esteve presente na programação com uma palestra do escritor e doutor em ciência política Jorge Caldeira. Eles vivenciaram ainda uma aula guiada pelo bairro paulistano da “Vila Madalena”, com o historiador Eduardo José Afonso.

sb01

A Sonata Brasil também agendou um encontro entre os ucranianos e dois empresários e investidores-anjo, sendo eles Benício José e Fábio Câmara. Os estrangeiros tiveram ainda a oportunidade de assistir a um concerto de Villa-Lobos, na Sala São Paulo. Ao final desse projeto, realizado em uma semana, embarcaram para a cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. Lá foram programados dois dias de vivências com atividades turísticas e ligadas à arte, como a dança. Outra boa experiência que eles tiveram foi o contato com nossa culinária. Experimentaram bons restaurantes e ingredientes da nossa terra, como temperos e frutas.

Com o especialista em mindfulness [habilidade de saber estar no momento presente que utiliza-se de técnicas de concentração como a meditação], Claudio Senna, o grupo pode meditar de frente para o mar, na pedra do Arpoador. Prática essa que permite aprimorar a intuição, o foco, a redução de ansiedade e stress, a desenvolver habilidades que vão além do racional.

sb04

O que este programa de educação empresarial, permeado por natureza, inspiração, arte e uma nova cultura tem a ver com a sua carreira, com a sua empresa? Todo líder para reforçar o processo de autoconhecimento e criatividade requer de momentos para si mesmo, fora da rotina de seu trabalho. São nessas ocasiões que se tem a oportunidade de ter novos insights, de ver de longe a própria realidade de forma mais objetiva, contribuindo para a assertividade nos processos de decisão e para a inovação contínua. Para gerar o novo é preciso agir no novo.

É por este motivo que a Sonata Brasil se propõe a ser uma escola de desenvolvimento integral de líderes, para além dos conhecimentos de gestão. Focamos na pessoa que faz a gestão, no desenvolvimento de dentro para fora, pois líderes que se desenvolvem integralmente ampliam as possibilidade de impacto positivo e exponencial no ambiente que convivem.

Com a Sonata Brasil, a sala de aula é o mundo real. Esse projeto educacional também pode ser feito sob medida para  empresas, grupos de gestores, empreendedores e lideranças.

De 17 a 21 de setembro teremos a missão de Arte, Cultura, História e Inovação em Roma-Itália, onde conduziremos empreendedores brasileiros a uma imersão na cidade eterna e na cultura greco-romana.

Acompanhe a programação de nossos eventos no site: http://sonatabrasil.com.br/agenda/

*Conteúdo produzido pela agência Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

Foto: reprodução (Компания “Эффективные системы”)

Nenhum Comentário