2 minutos de leituraO que é Pedagogia empresarial?

Você sabe o que significa Pedagogia? E o que isso tem a ver com a sua empresa? Reconhece o seu papel como Líder educador? Entenda mais sobre o tema…

Para começar, vamos entender o conceito de Pedagogia. Essa palavra deriva do grego  paîs e ágo, que significam criança e condução, ou seja, conduzir a criança. Pedagogia significa, portanto, fazer emergir, de dentro de si mesmo, as próprias capacidades, os próprios dotes naturais, o próprio carisma e, sobretudo, fornecer instrumentos técnicos e conhecimentos. Não é educar a criança igual a mim, mas conduzi-la para que ela descubra quem é. Esse é o papel de todos os adultos que rodeiam a criança: pais, professores, mentores etc.

E como isso se aplica no ambiente empresarial? Primeiro, é importante esclarecer que todos nós somos “crianças” naquilo que ainda não sabemos. Enquanto ainda estamos aprendendo algo somos inexperientes, tal como é uma criança que está aprendendo a ler. Então, sempre que a sua empresa contrata um colaborador, em alguns aspectos ele é uma criança: seja em alguns conhecimentos técnicos exclusivos da rotina interna, seja na cultura empresarial única que a empresa possui.

É aí que começa a Pedagogia empresarial, ou seja, quando a empresa assume este papel de conduzir seus colaboradores, individualmente, a descobrirem quem são e/ou como podem ser melhores dentro do ambiente empresarial. Todas as empresas hoje possuem essa função, pois – além de cada empresa ser única e precisar educar seus colaboradores na sua cultura – a educação formal está defasada e, na grande maioria dos casos, não forma profissionais adequados às necessidades reais.

Uma figura importante neste contexto é o Líder educador, aquela pessoa que reconhece a importância de educar seus colaboradores, além de cobrar resultado. Não é alguém que ensina, mas sim um educador; e qual é a diferença? Quem ensina coloca dentro da criança um sinal (in-signum), sempre o mesmo, para todos. Ao contrário, quem educa tira para fora (ex-ducere), encontra o talento do colaborador e o ajuda a tirá-lo para fora. Sendo assim, hoje é fundamental para a empresa ter Líderes educadores, pessoas que buscam conhecer-se, aperfeiçoarem-se nas suas habilidades com Gestão de Pessoas e conduzem suas equipes para conhecerem e viverem seus talentos individuais.

Fazendo isso, a empresa cumpre um papel social também: o de educadora. Além das famílias e instituições formais de ensino, as empresas desde sempre possuíram a função de educar seus colaboradores e contribuir para uma sociedade mais ética, afinal, o trabalho é um valor muito importante na vida individual de cada um.

Se você gostou do assunto e quer aprender mais sobre o papel do Líder educador, conheça nosso curso EAD sobre o tema: http://sonatabrasil.com.br/cursos-ead/

 

No Comments

Post A Comment