2 minutos de leituraCertificado de inovação para a sua empresa

Você já ouviu falar sobre a ISO 56.002? Ela ainda está em desenvolvimento, mas tem previsão de lançamento no Brasil ainda no primeiro trimestre de 2019. É uma nova certificação para reconhecer as empresas que respiram a cultura da inovação.

O paradigma antigo de gestão era muito focado no modelo de empresas que surgiram na Revolução Industrial, onde o planejamento, comando e controle eram as diretrizes da atividade. Nesse contexto surgiu a ISO 9000, por exemplo, que certifica o Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção. A ISO 56.002 surge agora como consequência do novo paradigma de gestão, no qual as pessoas e a inovação são o cerne da gestão.

A nova ISO 56.002 tem como objetivo certificar as empresas inovadoras, mas também acaba auxiliando as empresas a como atingir esta inovação. E, no Brasil, isto é muito necessário pois apenas 2% das empresas estão em condições de migrar para a indústria 4.0. Para fins de comparação, nos Estados Unidos e Europa esse número aumenta para 50% (Fonte: FIESP/CIESP).

Os sete pilares avaliados pela ISO 56.002 são:

Liderança visionária: ter visão, pensar além do “quadrado” onde a empresa está, antecipar tendências e ações, estar motivado com o futuro;

Gestão de insights: todos os colaboradores podem ser protagonistas de uma boa ideia. Fazer a gestão dessas ideias, sugestões e insights é fundamental;

Gestão das incertezas: aprender com erros e saber lidar com fracassos faz parte da rotina da liderança, ela precisa estar preparada para transformar isso em aprendizados;

Cultura adaptativa: estar atento às mudanças do mercado, adaptando a cultura organizacional, sem perder a essência da empresa. Resiliência, neste contexto, é lei.

Espírito colaborativo: empatia nunca foi tão valorizada como agora. A empresa faz parte de algo maior, e precisa saber lidar com isso. Saber ouvir é tão importante quanto falar.

Adoção de valores de criação: qual é o propósito da empresa, que resultado ele causa, qual é o legado que a empresa está deixando? Perguntas que não poderão mais ser ignoradas.

Direção intencional: saber para onde está indo.

Porém, nada disso existe ou se mantém sem uma liderança automotivada e confiante nas suas decisões. Você está preparado para essa realidade? A sua empresa já possui esses sete pilares desenvolvidos? Conte com a Sonata Brasil para aprender através do nosso MBA 4.0: Gestão, Humanismo e Inovação ou nossas consultorias customizadas. Contate-nos através do e-mail: contato@sonatabrasil.com.br.

 

No Comments

Post A Comment