3 minutos de leituraCaminhos para Inovação

Inovação: como fazer? Como eu, na prática, posso trazer inovação para o meu dia, para a minha carreira, para os meus negócios?

Vamos começar entendendo qual é a etimologia da palavra inovação, pois a palavra carrega todo o seu significado. Inovação vem de ino– novo e ação– agir no novo. É um conceito simples que significa: para inovar é necessário agir de modo novo. Não adianta ter a sala da inovação, é preciso realmente começar a agir de forma diferente. A humanidade inova desde sempre, desde a época em que usávamos pedra e fogo, não é moda, é um chamado interior do humano.

3 caminhos para você trazer inovação para a sua vida:

  • Na sua rede

O humano é um ser social, existimos na medida em que nos relacionamos. Para os profissionais: estar em contato com pessoas, independente da área de atuação, buscar mentoria, viajar, agir de forma diferente. Para as empresas: manter as pessoas em conexão, quanto mais pessoas de diferentes áreas e ideias estiverem em contato, maior a inovação.

Com quem você almoça todos os dias? Sempre com o(s) mesmo(s) colega(s)? Que tipo de assunto vocês conversam? Para oxigenar as relações é importante se abrir para elas, é fundamental trazer diversidade para a sua vida também, se relacionar com pessoas diferentes, como estratégia de carreira. Como ter ideias criativas e interessantes se todos os seus amigos têm as mesmas características: perfil, idade, classe social, educação? Tente pensar no coeficiente de novidade da sua rede e como ele pode aumentar.

“Ter todas as certezas, resposta para tudo, é o primeiro passo para não inovar. É importante ter humildade, abertura para o novo, questionar-se sempre.”

  • No estilo de vida

Como eu ajo de forma criativa e nova na minha vida pessoal poderá proporcionar inovação na minha vida profissional. Por exemplo, praticar esportes estimula a criatividade, a inovação, os insights: perguntas, resolução de problemas, criar algo novo. Outro exemplo são as viagens. Você inova nos seus destinos? Entenda as viagens como ferramenta de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, de trabalho e progresso. Se você vai sempre para o mesmo lugar, como vai ter novas ideias? É preciso ver o diferente não para copiar, mas para abrir a sua mente, ampliar o repertório.

O estilo de vida é a coerência, não dá para esperar um resultado sustentável profissional se não houver já na vida pessoal. Nós tendemos a projetar todo o resultado apenas no trabalho, mas como eu vivo a inovação na minha vida íntima?

“Para inovar é preciso sair da zona de conforto. Inovam aqueles que estão abertos à própria transformação.”

  • No estudo

Ser muito bom na sua área técnica é o básico hoje. O que trazemos aqui é estudar para além da sua área técnica, se interessar por outros assuntos. A nível cerebral, nós criamos novas conexões entre os neurônios quando encaramos algo novo. E isso contribui não só para a inovação, mas também para manter-se jovem, ativo. Os ambientes onde nos colocamos determinam a qualidade das relações que vamos colher depois. E neste contexto da inovação, é muito importante se colocar em ambientes de estudo que oxigenem a nossa rede: de negócio, de amizade, de relacionamento etc.

Você sabia que toda segunda-feira, às 21h, as sócias da Sonata Brasil, Soraia Schutel e Natália Leite, falam ao vivo direto do Facebook e do instagram da Sonata? O vídeo completo você pode assistir acima. Esse foi o papo do dia 11 de fevereiro, curte a página da Sonata Brasil no Facebook e no instagram e assista às próximas ao vivo.

 

No Comments

Post A Comment