5 minutos de leitura5 passos para ter sucesso no home office

Quantas vezes você já parou e pensou: “como seria bom trabalhar de casa”. A boa notícia é que esta realidade está cada vez mais próxima da realidade das pessoas e das corporações. Já é possível, hoje em dia, trabalhar de casa e fazer entregas com resultados surpreendentes. Sem contar que o trabalho home office pode ser uma excelente estratégia de gestão humanista.

Isso porque, se as atividades diárias do indivíduo forem bem administradas por ele mesmo, vai haver uma maior qualidade de vida e produtividade. Mas antes é necessário levar em consideração alguns detalhes importantes. Afinal, nem sempre todo mundo vai estar preparado para esta nova modalidade de trabalho.

PRODUTIVIDADE

Primeiramente, tenha claro que você deve se manter produtivo mesmo estando longe da empresa. O mesmo vale para quem abriu o próprio negócio e trabalha em casa. Então, nada de incluir na rotina do seu dia a dia ações pessoais para resolver depois as pendências do trabalho. É o caso de assistir um filme na TV em vez de concluir alguma atividade corporativa. Ou talvez de ser interrompido várias vezes para fazer atividades que não são adequadas para aquele momento, como fazer compras no meio da tarde ou bater papo com um colega ou vizinho.

Portanto, defina um horário próprio para as atividades pessoais, considerando seu horário de trabalho, como por exemplo, das 10h às 18h, incluindo uma hora de almoço. Evite ter ao redor o que pode tirar sua atenção, como telefone de casa ou conhecidos que vão te visitar durante o dia. Foco no trabalho. Avise os familiares e amigos, peça a colaboração de todos.

Outro ponto importante é que trabalhar em casa não quer dizer que você está à disposição de todos ao longo do dia para atividades triviais. Você está trabalhando, apenas mudou o espaço. No caso de quem tem filhos, o ideal é se programar para que a rotina da criança se mantenha mesmo quando um dos pais trabalha de casa. Explique para os filhos os horários permitidos para interrupções. Caso contrário, isso pode prejudicar o andamento das atividades corporativas.

Claro, nem sempre vai ser possível cumprir esse horário pré-determinado, mas procure seguir ao máximo um cronograma das ações. Se possível, faça essa programação um dia antes.

TEMPO VALE OURO

Como você vai terminar seu expediente em casa, vai ganhar algumas horas por dia, já que não vai perder tempo no trânsito. Então, depois de definir qual vai ser o seu horário de trabalho, inclua as demais atividades importantes, que muitas vezes são pessoais, para serem resolvidas nos intervalos: antes das 10h, por exemplo; no almoço; ou logo após às 18h.

Nesse meio tempo, você talvez ganhe uma ou duas horas, pelo menos, todo dia evitando o trânsito de ida e volta ao trabalho. Neste caso, você pode aproveitar para fazer algo que te faz bem, como yoga, a leitura de um livro, uma caminhada, etc.

HOME OFFICE COM A SUA CARA

Outro ponto importante é deixar o espaço preparado para essa atividade. Escolha uma vista agradável e prepare o espaço para que você sinta vontade de trabalhar, de produzir. Quando precisar de algumas inspirações você pode optar também por trabalhar num café ou numa livraria.

No entanto, nos dias que trabalhar de casa, nada de ficar de pijama. O trabalho é home office, mas exige profissionalismo tanto quanto. Acorde e prepare-se para trabalhar como se você fosse para a empresa. Você vai sentir uma enorme diferença na motivação e na produtividade.

Até porque o desleixo com seu visual pode acabar refletindo na sua autoestima e, consequentemente, nos seus resultados. Nada de gravata todo dia, mas escolha roupas confortáveis, como camisa pólo e calça jeans, assim vai estar preparado até mesmo para uma reunião de última hora, via internet.

TRABALHAR SOZINHO

Um queixa muito frequente de quem trabalha em casa é o isolamento, ou seja, a pessoa se sente distante do convívio social que o ambiente de trabalho proporciona.

Neste caso, a melhor alternativa é investir em networking. Encontre eventos que possam ser produtivos, agende reuniões com possíveis clientes e fornecedores, além de contatos que podem ser produtivos para a sua carreira ou negócio.

Marque um café, vá até a empresa. Escolha maneiras novas de se comunicar e fazer novos contatos. Isso também é fundamental para a reciclagem profissional ou expansão de um negócio.

VIVA 100%

Nos momentos em que definir, no seu cronograma, para cuidar de assuntos pessoais, como estar com sua família, dedique-se 100% a este momento. Evite ler os e-mails e atender telefonemas neste período, até que você retome as atividades novamente.

Vamos supor que você tenha a possibilidade de ficar 2 horas na parte da tarde com seu filho no playground do prédio porque seu trabalho permite esta flexibilidade. Neste período, curta esse momento, viva com qualidade cada momento. Lembre-se sempre que você também deve incluir no cronograma alguns períodos para o relaxamento, o prazer e o ócio. Isso vai te ajudar a ser bem mais produtivo e criativo.

Depois, se for necessário, você retoma as pendências e atividades necessárias e aí, claro, também deve dedicar-se a esses compromissos 100%.

Aproveite os cursos in company e as imersões da Sonata Brasil para desenvolver suas habilidades e de sua equipe.


CONFIRA AQUI TODOS OS NOSSOS SERVIÇOS: PARA SUA CARREIRA E EMPRESA!

*Conteúdo produzido pela agência Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

No Comments

Post A Comment