SONATA NEWS

05 jan 10 hábitos que impedem a produtividade

Foto: Pixabay

Os discursos para reduzir o uso do celular no dia a dia têm sido cada vez maiores. Afinal, ferramentas como e-mail, WhatsApp e outros aplicativos que permitem conversa por vídeo e áudio têm como características facilitar a comunicação e a tomada de decisões no ambiente corporativo. Mas o que poucos percebem é o enorme tempo que esse uso excessivo dessas tecnologias consome, comprometendo a produtividade e a entrega de resultados.

Segundo levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até outubro de 2017, o Brasil tinha cerca de 240,9 milhões de celulares. Um detalhe importante: o país possui cerca de 207 milhões de habitantes. E isso impacta diretamente no trabalho. Basta avaliar uma pesquisa do site de carreiras norte-americano CarrerBuilder, que fez um levantamento e analisou os hábitos que mais atrapalham a produtividade no ambiente de trabalho. Entre eles estão:

1) Celulares e mensagem de texto: 55%
2) Internet: 41%
3) Fofoca: 39%
4) Mídias sociais: 37%
5) Colegas de trabalho que passam para conversar: 27%
6) Pausas para fumar: 27%
7) E-mail: 26%
8) Reuniões: 24%
9) Colegas de trabalho barulhentos: 20%
10) Sentar em um cubículo: 9%

Ainda de acordo com a pesquisa, essa falta de produtividade impacta principalmente:

1) No comprometimento da qualidade do trabalho (48%);
2) Na baixa moral, uma vez que o colaborador não consegue mais dar conta de seus compromissos na empresa e, muitas vezes, as tarefas passam a ser divididas com os colegas (38%);
3) Na relação patrão/empregado fica comprometida (28%);
4) Nos prazos que deixam de ser cumpridos (27%);
5) Na perda de receita (26%);
6) No impacto negativo na relação com o cliente (20%).

A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, em 2017, e ouviu 2.186 especialistas e gerentes de recursos humanos nos mais diversos setores. Também participaram da pesquisa 3.031 trabalhadores acima de 18 anos.

Técnicas para aumentar a produtividade

Como alternativa para aumentar a produtividade, a neuroarquiteta e especialista em ambiente de trabalho, Priscilla Bencke, faz algumas recomendações que podem auxiliar:

– Organize-se: intercale o tempo durante as atividades;

– Evite distrações: principalmente de aparelhos celulares e redes sociais;

– Barulhos: não permita ser interrompido por um ruído desagradável. Nesses casos, uma dica é ouvir uma música, de maneira que quebre esse incômodo prejudicial ao foco;

– Insira elementos naturais: pesquisas indicam que a presença de vegetação no ambiente aumenta 15% da produtividade. Insira flores e plantas em seu espaço de trabalho. Além de ser agradável visualmente, auxilia no bem-estar.

Conheça os projetos de consultoria in company da Sonata Brasil (LEIA MAIS AQUI) para auxiliar no aumento de produtividade e entrega de resultados de equipes.

*Conteúdo produzido pela agência Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

Nenhum Comentário